Bolsonaro, Lira e Guedes se reúnem no Alvorada para discutir preço dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta sexta-feira (1º) no Palácio da Alvorada, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Após o encontro, Lira publicou uma mensagem uma rede social na qual informou que, no encontro, foram discutidos o preço dos combustíveis e a “pauta da economia”. A reunião no Alvorada não constou da agenda oficial de Bolsonaro, divulgada pela Presidência da República.

Os aumentos sucessivos têm encarecido o preço dos combustíveis cobrado nos postos e pressionado o aumento da inflação.

“Em reunião agora com o presidente Bolsonaro e com o ministro Paulo Guedes para discutirmos não somente o preço dos combustíveis como a pauta da economia. Como eu disse aos líderes, passaremos o final de semana em conversas e tratativas”, publicou Lira.

Ainda na rede social, Lira mencionou a aprovação, pela Câmara, do projeto cria o Gás Social, auxílio a famílias de baixa renda para a compra de gás de cozinha. A proposta ainda precisa ser votada pelo Senado e sancionada por Bolsonaro.

Pelo texto, o valor do benefício deve ser fixado semestralmente e será de, no mínimo, metade da média do preço nacional de um botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP). O valor médio do botijão na terceira semana de setembro era de R$ 98,70.

Cenário político

Bolsonaro tem admitido que o valor cobrado pelo litro de gasolina nos postos está alto e pressiona a escalada da inflação no país. Ele, no entanto, tenta colocar os governadores como principais responsáveis pelo problema em razão das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um tributo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP