Com 25 operações diárias, aeroporto de Alagoas recupera 76% da malha aérea pré-pandemia
Dados deste mês de maio apontam que o aeroporto internacional de Alagoas, o Zumbi dos Palmares, já recuperou 76% da malha aérea contabilizada no mesmo período do ano de 2019, ou seja, antes da pandemia. Os números são da empresa Aena, que administra o terminal. Segundo a empresa, são, em média, 25 operações diárias, entre pousos e decolagens. Em 2019, a média era de 33 operações diárias.
Números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que o fluxo de passageiros no terminal alagoano no mês de abril cresceu 658,3%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 65.278 passageiros no mês passado, ante 8.608 em abril de 2020.
Em relação às operações, que são os pousos e decolagens, o indicador cresceu 218,3%, saindo de 279 em abril de 2020 para 888 no mês passado. De acordo com a Aena, a previsão é que, no mês de junho e julho, dois novos destinos passem a fazer parte da malha do terminal, sendo Confins (MG) e Ribeirão Preto (SP), pela Azul Linhas Aéreas.
Já de acordo com o Superintendente de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Kulgemas, Alagoas deve contar com nove novos voos para o Estado a partir de junho. As novas operações que reforçarão a malha aérea têm como principal mercado emissor cidades do estado de São Paulo.
Os voos serão operados pela companhia aérea Azul, sendo oito fretamentos e um voo regular direto e inédito entre a capital alagoana e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Os oito fretamentos semanais são oriundos das cidades de Campinas (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG).