O excesso de sal pode causar vários danos à saúde
O consumo de sal em excesso faz mal ao seu organismo, pois apesar ser importante, o mesmo pode causar sérios danos futuramente à sua saúde. Para evitar essas complicações, o ideal é controlar o consumo.
Existem alguns tipos de sal, vamos conhecer?
– O chamado sal light 😮 mesmo é composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, ele é uma alternativa para substituir o sal comum, por ter uma quantidade de sódio menor a cada 1 grama do que o sal de cozinha, porém é contra- indicado para pessoas com problemas de insuficiência renal;
– Sal marinho: o sal de cozinha mais utilizado, o mesmo passa por um processo de refinamento para deixa-lo mais puro, ou seja, esse refinamento remove diversos minerais deixando –o apenas com o cloreto de sódio. Após esse refinamento, é adicionado alguns aditivos para deixa-lo mais solto, sendo também adicionado o iodo pois é regulamentado por lei, sendo uma forma de estratégia para diminuir a incidência de hipotireoidismo por deficiência de iodo.
– Sal rosa do Himalaia: o mesmo é composto basicamente por cloreto de sódio, possuindo quantidades mínimas de alguns minerais, sendo, porém, muito abaixo das necessidades diárias de um adulto. Sabendo que sua cor avermelhada é resultado da maior concentração de ferro oxidado em sua composição.
Conheça agora algumas doenças que podem ser adquiridas pelo consumo excessivo do sal
- Hipertensão
- Insuficiência cardíaca
- Diabetes
- Osteoporose
- Doenças autoimune
- Envelhecimento precoce
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Asma
- Pedras nos rins
Principais alimentos ricos em sal
- Carnes processadas: presunto, mortadela, bacon, salsicha
- Defumados e peixes enlatados
- Vegetais em conserva: palmito, azeitona, picles, ervilha, milho
- Fast-food
- Salgadinhos industrializados
- Sopas, caldos
- Temperos prontos
- Manteigas e margarinas
- Queijos
- Enlatados
- Embutidos
Lembrando que, o maior inimigo da sua saúde não é só o sal de cozinha que está em sua casa, mas sim o sal que já vem adicionado à vários alimentos comprados em supermercados. Portanto dê uma atenção especial às embalagens e procure alimentos com baixo teor de sódio. Assim, evitando o consumo de produtos processados, enlatados, embutidos e os pré-preparados.