Pesquisa mostra empates entre candidatos à prefeito em Maceió.
O Instituto Data Sensu divulgou nesta segunda-feira (14) a primeira pesquisa eleitoral em Maceió, após a definição do novo cenário político que está sendo confirmado nas convenções partidárias.
O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral, foi realizado no dia 12 de setembro com 1.205 eleitores, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
O resultado aponta, que se as eleições fossem hoje, nenhum dos candidatos teria votos para vencer a eleição no primeiro turno. A decisão seria, portanto, em segundo turno.
De acordo com o Data Sensus, os quatro candidatos melhor posicionados na amostragem estão em situação de empate técnico. O primeiro empata com o segundo dentro da margem de erro. O segundo com o terceiro e o terceiro com o quarto colocado no resultado geral estimulado.
A pesquisa é também a primeira a ser realizada sem o nome do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que será candidato a vice-prefeito na chapa do PSB.
Veja os números da pesquisa:
Cenário espontâneo
(Em quem o (a) sr (a) pretende votar para prefeito nas eleições deste ano?)
Alfredo Gaspar (MDB) – 7,7%
JHC (PSB) – 5,2%
Davi Davino Filho (PP) – 1,2%
Rui Palmeira (sem partido) – 1,2%
Outros – 3,0%
Branco/Nulo – 9,4%
Não sabe – Não opinou – 72,3%.
Cenário estimulado
(Se as eleições fossem hoje e se os candidatos fossem os que vou citar, em quem o (a) sr (a) votaria para prefeito de Maceió?)
JHC (PSB) – 23%
Alfredo Gaspar (MDB) – 20%
Cícero Almeida – 15%
Davi Davino (PP) – 10%
Ricardo Barbosa (PT) – 2%
Lenilda Luna (UP) – 1%
Outros* – 1%
Branco/Nulo – 11%
Não sabe – Não opinou – 17%.
(*Josan Leite, Cícero Filho, Corintho Campelo, Ricardinho Santa Ritta)
Cenário estimulado 01
(E se os candidatos fossem os que vou citar agora, em quem o (a) sr (a) votaria para prefeito de Maceió?)
JHC (PSB) – 33%
Alfredo Gaspar (MDB) – 23%
Davi Davino (PP) – 18%
Branco/Nulo – 11%
Não sabe – Não opinou – 15%.
Rejeição
(Em quem o (a) sr (a) não votaria de jeito nenhum para prefeito de Maceió?)
Cícero Almeida – 36,3%
Ricardo Barbosa (PT) – 5,4%
Alfredo Gaspar (MDB) – 5,2%
JHC (PSB) – 4,3%
Davi Davino (PP) – 4,1%
Cícero Filho (PCdoB) – 3%
Lenilda Luna (UP) – 2,9%
Corintho Campelo (PMN) – 2,2%
Ricardinho Santa Ritta(Avante) – 1,4%
Josan Leite (Patriota) – 1,2%
Não sabe – Não opinou – 34%.
A pesquisa
O Instituto Data Sensus entrevistou 1.205 pessoas em Maceió, no dia 12 de setembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número AL00093/2020.
O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Foram ouvidos eleitores de 16 anos ou mais, com estratificação por idade e sexo do eleitorado da capital de Alagoas, equivalente a 592.388 pessoas.
A amostra foi feita pelo método PPT – Probabilidade Proporcional ao Tamanho (Para mais detalhes, verificar imagens abaixo)