Prefeitura e CBTU discutem finalização do projeto de expansão do VLT até a Mangabeiras
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (8), com membros da Superintendência de Trens Urbanos de Maceió, para discutir a parceria entre os dois órgãos visando a finalização do projeto de expansão do VLT ligando o Centro da capital ao Maceió Shopping, o qual exigirá a desapropriação de imóveis. O encontro também contou com a presença de uma equipe técnica formada por engenheiros e arquitetos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da secretária adjunta de Análise e Licenciamento, Cheila Mendonça.
Com a implantação desse novo trecho, mais de 40 mil pessoas serão transportadas ao dia, tendo mais opção para circular entre o Centro e a região de Mangabeiras. A expansão do VLT terá 3,7 quilômetros e mais três estações, diminuindo para 10 minutos a distância entre um trem e outro em horário de pico. A obra está orçada em cerca de R$ 23 milhões, além dos recursos para a desapropriação.
Segundo Carlos Jorge, superintendente de trens urbanos de Maceió, a aproximação entre a CBTU e a Sedet contribuirá para desatar possíveis nós burocráticos relacionados ao levantamento necessário para a desapropriação dos lotes. Ele ressalta que a expansão do VLT é fundamental para a melhoria da qualidade dos transportes públicos e deve estar incluído no plano municipal de mobilidade urbana de Maceió.
Atualmente, a CBTU tem 35 quilômetros de via permanente, oito VLTs e 16 estações. Antes do afundamento do solo pela Braskem nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e região, atendia a 12 mil usuários ao dia.