PSDB desiste de candidatura própria e consolida apoio a JHC
A revoada tucana do Diretório Municipal do PSDB já foi contida e não durou nem 72h. Liderado pela presidente do Diretório Municipal, a deputada federal Thereza Nelma (PSDB), o movimento que parecia implodir a aliança com João Henrique Caldas (JHC) já foi debelado. Depois de uma conversa com o presidente do Diretório Estadual, o senador Rodrigo Cunha (PSDB), o partido vai indicar o vice da chapa que sairá de uma articulação que envolve o Diretório Nacional.
No momento, o nome não foi ventilado, mas pode ser o de uma mulher, afim de garantir proximidade com o eleitorado feminino, bem como o compromisso da chapa com pautas de gênero.
Nelma também afinou o discurso quanto à construção de candidaturas do partido no interior do Estado. Conforme informações repassadas pela legenda, pelo menos em 30 cidades o PSDB encabeçará chapas para a prefeitura.
A reunião que pôs fim ao “ruído” no partido também serviu para aproximar, ainda mais, Nelma e Cunha, em torno de parcerias que possam garantir o “fortalecimento de políticas públicas em Alagoas”, conforme consta a nota do partido divulgada à imprensa.
Fogo de palha
Na verdade, a aliança PSDB e PSB já estava consolidada desde que JHC articulou em Brasília o comando socialista em Alagoas, antes mesmo da eleição de Cunha ao Senado. Desde que sua mãe Eudócia Caldas se tornou suplente do senador, o acordo prévio já estava mantido.
Foi isso, inclusive, que fez o prefeito Rui Palmeira, até então do quadro de destaque da legenda, deixar o partido depois que nem o Diretório Nacional o apoiou. De acordo com Rui, o PSDB com isso descumpriu até mesmo sua própria orientação de indicar candidatura própria nas capitais.
Sendo assim, a chance de, na reta final das negociações partidárias, os tucanos terem candidatura própria, era quase zero. O “fogo de palha” só serviu para confirmar que o vice será mesmo da legenda.