Na eliminação do Fluminense, a única vergonha aconteceu no Rio

É preciso admitir, e fazê-lo com a ênfase exigida nestes tempos em que o ideal é causar para engajar: Abel, Felipe Melo e outros profissionais do Fluminense foram personagens de uma vergonha.

Como estes tempos também se caracterizam pela pressa, como esta é uma época em que se lê uma frase para tirar conclusões sobre o todo, convém imediatamente colocar as coisas nos devidos lugares. Obviamente, a vergonha não foi a eliminação na Libertadores. Derrotas são uma contingência do esporte, vexame é outra coisa. É a burla a regras, a fraude a resultados, o doping... Vergonha é submeter profissionais ao constrangimento vivido pelos tricolores na chegada ao Rio após a queda diante do Olimpia.

Confusão no desembarque do Fluminense — Foto: Ronald Lincoln

Confusão no desembarque do Fluminense — Foto: Ronald Lincoln

Houve correria, tentativas de socos, dirigente acuado, jogadores cercados. O futebol, em seu ambiente tóxico, violento, parece cada vez mais convicto de que alguém deve ser punido quando o resultado não satisfaz. Desconta-se nos personagens do jogo uma ira reprimida, uma violência represada no dia-a-dia. Mais uma vez, foi por detalhe que não houve uma vítima grave. A agressão física não consumada está longe de significar que não houve violência no Galeão. O que se viu foram abusos de toda ordem, em especial moral.

É insensato, inadmissível, um profissional que voltava do seu trabalho se ver obrigado a fazer uma espécie de prestação de contas a um grupo de marmanjos que se atribui o direito de falar em voz alta, cercar, colar rosto com rosto num gesto de intimidação, xingar, ofender. Isso extrapola o limite do tão falado direito do torcedor. Não há paixão que justifique. É uma violência que o futebol normalizou em seu ambiente de permissividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Litoral Sul News
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram