TRANSMISSÃO AO VIVO:
Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

9 animais que só existem no Brasil

O Brasil é um país com climas e ambientes bem distintos entre si, o que favorece (e muito!) a vida de várias espécies de animais. Nesse sentido, é sempre importante lembrar que alguns desses bichos são exclusivos e encontrados em nosso país.

Caso esteja curioso para conhecer alguns destes animais que só podem ser vistos no Brasil, confira a seguir uma lista especial preparada pela equipe do Mega Curioso.

1. Macaco cuxiú-preto

(Fonte: Biólogo/Reprodução)(Fonte: Biólogo/Reprodução)

Esse tipo de macaco, infelizmente ameaçado de extinção, pode ser visto na floresta Amazônica e em áreas de proteção ambiental, como a Reserva de Tapindaré, na região de Igarapé Gelado e na Floresta Nacional de Tapirapé.

Um dado curioso é que seu nome científico não é dos mais amigáveis para alguém muito religioso: Chiropotes satanas. Entretanto, ele está bem longe de ser uma criatura demoníaca.

2. Arara-azul

(Fonte: Escola Kids/Reprodução)(Fonte: Escola Kids/Reprodução)

As araras-azuis fizeram bastante sucesso e ganharam destaque mundial com a animação Rio. Elas são seres originárias do pantanal que, como o próprio nome dá a entender, tem entre as suas principais características a predominância das penas azuis.

Amates de castanhas, frutas, verduras e legumes, elas possuem a habilidade de imitar sons humanos e de outros animais, além de adotarem a monogamia dentro do bando (ou seja, uma vez que duas aves se unem, permanecem assim até o fim da vida).

3. Tatu-bola

(Fonte: Eu Amo Meus Animais/Reprodução)(Fonte: Eu Amo Meus Animais/Reprodução)

O tatu-bola ganhou mais notoriedade mundial ao ser escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Habitante da caatinga nordestina, ele está ameaçado de extinção e recebeu esse nome por conta da habilidade de se enrolar no formato de uma bola para se defender dos predadores.

4. Seriema

(Fonte: Agro 20/Reprodução)(Fonte: Agro 20/Reprodução)

Essa ave pode ser encontrada em regiões de cerrado, tendo como principal características o fato de comer pequenas cobras. É tida por muitos como guardiãs de fazendas, pois conseguem emitir sons de alerta ao fazer contato visual com qualquer intruso.

5. Mico-leão-dourado

(Fonte: Myskle/Reprodução)(Fonte: Myskle/Reprodução)

Outra espécie de macaco que só pode ser encontrada no Brasil, mais especificamente em São Paulo, Paraná e Bahia.

Apesar de quase ter sido extinto, atualmente sua espécie conta com mais de 2.500 indivíduos na APA da bacia do rio São João.

6. Ouriço-preto

(Fonte: Biofaces/Reprodução)(Fonte: Biofaces/Reprodução)

O ouriço-preto pode ser visto nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, sendo um dos mais importantes mamíferos endêmicos da Mata Atlântica. É considerado um roedor da família dos porcos-espinhos, e até o ano 2000 havia apenas dez representantes da espécie na natureza.

7. Guaruba

(Fonte: Passaro.org/Reprodução)(Fonte: Passaro.org/Reprodução)

Símbolo do Parque Nacional da Amazônia, essa ave tem como principal característica o forte tom amarelado e verde de suas penas, as cores predominantes da bandeira no Brasil.

No passado, chegou a valer o preço de dois escravos, mostrando que o apreço por essa espécie não é algo recente.

8. Caranguejo-amarelo

(Fonte: Meio Ambiente Culturamix/Reprodução)(Fonte: Meio Ambiente Culturamix/Reprodução)

Encontrado em regiões como Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz, é habitante de tocas escondidas na vegetação.

Uma de suas principais características, como o próprio nome dá a entender, é a coloração amarela, tornando-o uma espécie bem diferente de seus outros parentes próximos.

9. Soldadinho-do-araripe

(Fonte: Wikipedia/Reprodução)(Fonte: Wikipedia/Reprodução)

Ave encontrada no Ceará, tem como principal característica a presença de um estiloso topetinho vermelho, visto apenas nos machos.

Curiosamente, é um tipo de ave que demarca o território com seu canto, e persegue com bicadas e outras agressões àqueles que invadem a região em que habitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP