CPI da Covid terá que ser instalada pelo Senado, diz Renan

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) terá que instalar a CPI da Covid-19. É o que garante o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Em entrevista a CNN Brasil, neste sábado, parlamentar alagoano, que é agora o líder da maioria na Casa, disse que “o Congresso perdeu muito espaço quando abriu mão de sua capacidade de investigar politicamente em CPIs e permitiu que o Ministério Público e setores do Judiciário usurpassem essa competência”.

Para Renan, com as CPIs, “nós (parlamentares) nos aproximávamos da sociedade e dávamos respostas que ela nos cobrava. Na medida que abrimos mão disso, perdemos competência”. O ,líder da maioria disse ainda em entrevista que Pacheco é obrigado a instaurar a CPI: “Essa investigação é emblemática, necessária, fundamental. Temos que investigar se houve responsabilidade por omissão, incompetência, para que o Congresso, se for o caso, possa punir”.

Os parlamentares que defendem CPI da Covid-19 conseguiram as assinaturas são necessárias para a sua instalação. Além de Renan, também assinaram o pedido de CPI senadores de Rede, PT, MDB, PSDB, Podemos, PDT, Cidadania, PSL e PSD.

Renan Calheiros repercutiu trecho da entrevista à CNN no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP