Taliari comemora o gol: CSA vence o lider – foto: Morgana Oliveira – ASCOM CSA
Se alguém dissesse que o técnico do CSA repetiria o modelo que usou contra o Brusque alguns diriam que era loucura. Ao sair a escalação, o torcedor começou as demonstrar as rejeições, mas para Vinicius Bergantim aquela escolha erá uma certeza, uma convicção que o caminho escolhido era o correto.
O começo do jogo reforçou o discurso, mas a medida que o jogo desenvolvia, o São Bernardo tinha as principais ações do jogo e com algumas chances. Mas o futebol é magico e no primeiro lance que o CSA acertou a construção da jogada, o time chegou ao gol. Após ótimo jogada de Ernandes, Taliari virou e marcou o gol do CSA.
O time paulista voltou para o segundo tempo e tentou todas as possibilidades de superar o CSA, mas Dalberson fez pelo menos três defesas que garantiu a vitória azulina.
Com a 1ª vitória em casa, o CSA chegou a zona de classificação que levará a equipe para 2ª fase da Série C.
O jogo tático
São Bernardo de posse de bola os alas avançados gerando amplitude e fazendo 5 para tirar sobra da última linha de defesa que também tinha 5 defensores, detalhe que Léo Jabá , Bruno Santos e Mateus Oliveira centralizavam retirando sobra dos 3zagueiros, o corredor central tinha o duelo dos volantes, com os paulistas participando ativamente das construções ofensivas – Imagem: Marlon Araújo – Tatical Pad
Começamos já perguntando jogar em linha de 5 com 3 zagueiros é defensivo ou ofensivo ?
O duelo de modelos espelhados 5-4-1 para defender e 3 -4-3( csa com a bola ) e 3-2-5 ( tigre com a bola) . A resposta foi bem exemplificada na partida e o torcedor viu um time paulista ofensivo 15 finalizações e 7 no Alvo, Já o CSA tem enorme dificuldade de organizar ofensivamente e na eficiência de sua única finalização certa do 1º tempo fez o gol com Taliari.
O São Bernardo de posse de bol, utilizava os alas avançados gerando amplitude e fazendo 5 para tirar sobra da última linha de defesa que também tinha 5 defensores, detalhe que Léo Jabá , Bruno Santos e Mateus Oliveira centralizavam retirando sobra dos 3 zagueiros, o corredor central tinha o duelo dos volantes, com os paulistas participando ativamente das construções ofensivas, já os volantes do CSA apenas marcava, excetuando no lance do gol que Cedric com um belo passe construindo o espaço para infiltração de Ernanes.
O CSA com a bola tinha os alas presos e o adversário marcando mais adiantado e pressionando o portador da bola fazendo com que o time alagoano fizesse o ataque direto com os 3 zagueiros ganhando todas as bolas aéreas .
São Bernardo jogava pressionando e forçando a bola longa do CSA , já o Bernô direcionava atraindo o adversário para um lado e nas diagonais longas Rafael Acionava o corredor contrário .
Dalberson foi craque do jogo, fez ao menos 3 defesas difíceis e foi decisivo para mais um jogo sem sofrer gols .
Zanardi ainda desfez a linha de 5 , fez o 4-3-3 e depois o 4-2-4 , já Bergantin não abriu mão do seu plano e conseguindo um resultado gigante enfrentando o líder até então 100% de aproveitamento.
Agora é tentar fazer os ajustes para melhorar performance defensiva ( não pode ofertar tantas finalizações ao adversário) ofensiva ( criar maior volume de situações de finalização). Entendo que Tomás Bastos nesse modelo onde ele tem a função de falso ponta direita, não tem feito boas atuações.


