Governo de AL distribuiu mais de um milhão de doses de vacinas para os municípios

Texto de João Victor Barroso

Avançar na campanha de vacinação contra a Covid-19, protegendo o povo alagoano, tem sido um compromisso diário do Governo do Estado. Assim que as vacinas da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca chegam em Alagoas, as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não medem esforços para distribuir, aos 102 municípios alagoanos, as doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

No total, o Ministério da Saúde destinou para o Estado 1.285.180 de imunobiológicos, com a Sesau encaminhando 1.027.325 às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). A diferença das doses recebidas pelo MS e repassadas aos municípios acontece por conta da estratégia elaborada pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, em separar doses como reserva estratégica e reter imunizantes para aplicação de segunda dose (D2).

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, graças à interlocução com as gestões municipais, a imunização tem avançado. “Alagoas recebe vacinas do Ministério da Saúde, os imunizantes são recebidos pelo PNI/AL, e após todos os procedimentos, são distribuídos para os municípios continuarem a vacinação. A vacinação é o método mais eficaz para combater a Covid-19. Seguimos firmes, pois lugar de vacina é no braço do alagoano”, destaca.

As cidades que mais receberam imunizantes contra a Covid-19 foram Maceió (339.694), Arapiraca (75.945), Palmeira dos Índios (25.804), Penedo (22.239) e Rio Largo (21.960). A distribuição completa pode ser conferida em https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html, do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP