Jaraguá Folia terá Elba Ramalho e mais de 100 blocos nesta sexta-feira
A programação das prévias carnavalescas de Maceió continuam e, nesta sexta-feira (10), é a vez do Jaraguá Folia colocar seus blocos na rua. Após dois anos sem ocorrer, o evento retorna com uma grande estrutura para a sua 21ª edição. De acordo com a Liga Carnavalesca de Maceió, mais de 60 mil foliões desfilarão no corredor da folia, trecho entre a Praia da Avenida e a Rua Sá e Albuquerque, a partir das 20h.
A programação conta também com bailes, ao som de orquestras, e com o polo do maracatu, levando muita musicalidade afro para a Praça Marcílio Dias, a partir das 21h. Além dessas atrações, os foliões contarão ainda com a energia contagiante da cantora Elba Ramalho, no palco da Praça Dois Leões.
Para um dos idealizadores dessa folia, o jornalista e diretor da Liga Carnavalesca de Maceió, Edberto Ticianeli, a retomada da festa popular é motivo de alegria e demonstra que Maceió já foi tomada pelo espírito carnavalesco.
Ticianeli adianta que o show da cantora Elba Ramalho começa por volta da meia-noite, para a dispersão dos foliões. Segundo o diretor, a Liga e a Prefeitura de Maceió atuaram para planejar o trânsito, a distribuição de ambulantes, iluminação diferenciada e atuação da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). Tudo para garantir um Jaraguá Folia sem incidentes.
Entre os diversos blocos que integram a programação da folia está o tradicional Filhinhos da Mamãe, que esse ano celebrará bodas de esmeralda. A já conhecida boneca Mamãe, que teve roupa e maquiagem renovadas, estará, a partir das 20h, esperando seus filhos no Museu Théo Brandão para comemorar em grande estilo os seus 40 anos de festa e deboche.
O bloco irá contar com apresentações da Filarmônica Santa Cecília, do Afoxé Povo de Exu e do Maracatu Yá Dandara. Além disso, o famoso concurso de fantasia entre os foliões também acontecerá no palco do Museu Théo Brandão.
NO ESCURINHO É MAIS GOSTOSO
Sem corda e sem abadá, o bloco No Escurinho É Mais Gostoso também é presença confirmada na noite carnavalesca. Há 11 anos, o bloco mantém o perfil do acesso livre, gratuito e colaborativo ao carnaval e homenageia o audiovisual nacional e local. Desta vez, o tema escolhido foi “Democracia”, fazendo uma alusão imediata ao filme “De Volta para o Futuro”.
Para Natália Julieta, uma das organizadoras do bloco, não é fácil definir o sentimento que contagia na retomada do carnaval e de ver novamente o No Escurinho É Mais Gostoso voltar as ruas de Jaraguá.
“É claro que é de alegria e de alívio, também. Mas, principalmente, há uma espécie de sentimento de expurgo, depois de tudo que vivemos e perdemos durante a pandemia. É muito bom estar de volta à folia e colocar o bloco na rua!”, afirmou.
CARNAFOLIA
Da capital ao interior, o melhor do carnaval de Alagoas terá uma cobertura especial e multimídia no portal Gazetaweb.com, no jornal Gazeta de Alagoas, na Tv Mar (canal 525 da NET/Claro) e nas rádios Gazeta 98,3 FM e 94,1.
O Carnafolia na Gazeta tem o apoio de: Telesil Engenharia, Naturalle, Pagbet, Cimento Zumbi, Taboada Incorporadora e Condomínio Angatu.