Justiça suspende eleição indireta para o cargo de governador-tampão de Alagoas
Está suspensa a eleição indireta para os cargos de governador-tampão e vice-governador-tampão de Alagoas, marcada para a próxima segunda-feira (2). A decisão, proferida nesta quarta-feira (27), é da juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso e atende pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que pede a nulidade do edital que convocou a eleição e o torne sem efeito.
A decisão é liminar e, enquanto o mérito não é julgado, o posto de governador de Alagoas continua com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Klever Loureiro, tendo em vista que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, quando instado para assumir o cargo, renunciou.
Mais cedo, Loureiro qualificou como “ato inadequado e antidemocrático” a ação intentada contra o processo de eleição indireta. Ele disse ainda que o pleito segue em consonância com os princípios constitucionais, razão pela qual a ação não colabora para a preservação do princípio da harmonia e da separação dos Poderes.
“Determino a suspensão de todos os efeitos do edital de convocação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas expedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, e, por via de consequência, as eleições indiretas designadas para às 10h, do dia 02/05/2022”, diz trecho da decisão da juíza Maria Ester.