Lula anuncia criação de 38º ministério do governo

Ricardo Stuckert/PR/DivulgaçãoLula e Arthur LiraLula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), intermediário de negociação com o Centrão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais, o 38º da sua estrutura ministerial, nesta terça-feira, 29. O anúncio foi feito durante sua live semanal, o programa ‘Conversa com o Presidente‘, transmitido nas redes sociais do governo. Lula busca mais espaço na Esplanada para encaixar novos aliados dos partidos do Centrão, o PP e o Republicanos, ao mesmo tempo em que não quer tirar espaço dos aliados de primeira hora. A informação da criação de uma nova pasta já havia sido antecipada pela Jovem Pan.

Lula não deu maiores detalhes sobre quem será o ministro da nova pasta. Há possibilidade de um aliado da esquerda ocupar o espaço após o remanejamento que será feito na reforma ministerial ou mesmo um parlamentar do Centrão assumir a vaga. Até o momento, existe um acordo para Lula encaixar os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) em dois ministérios. Além disso, Margarete Coelho (PP) deve ser a nova presidente da Caixa Econômica Federal dentro desse pacote da reforma ministerial em troca de uma base sólida no Congresso. Ainda, o Ministério do Desenvolvimento Social pode ser assumido pelo PP e deixar de abrigar o Bolsa Família, para que o programa social permaneça sob a alçada do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP