Maceió inicia vacinação nesta quarta-feira, com mais de 12 mil doses

A Prefeitura de Maceió inicia a vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (20), no PAM Salgadinho, no bairro do Poço. A Central Municipal de Rede de Frio recebeu, na tarde dessa terça (19), a primeira remessa da vacina, que irá imunizar profissionais de saúde e idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Serão 12.465 pessoas imunizadas nesta primeira etapa. O prefeito JHC recepcionou as vacinas e apresentou o Plano Municipal de Imunização.

Neste primeiro momento, os profissionais de saúde que serão imunizados atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Referência em Síndrome Gripal, Rede de Frio, PAM Salgadinho e alas exclusivas para Covid dos hospitais públicos, filantrópicos e privados.

O primeiro local que receberá as doses da Coronavac, às 09h, será o PAM Salgadinho, unidade de referência para diversos exames de Covid-19 e que recebe usuários de todo o estado.

O prefeito JHC reforçou o compromisso com a imunização da população. “Recebemos a Central de forma deficitária. Fomos atrás dos responsáveis, e, hoje, ela está pronta para armazenar as vacinas. Esse é um patrimônio de todo alagoano. E já nos disponibilizamos para que Maceió possa funcionar como central de logística para todo o estado”, garantiu.

 

“Vamos iniciar essa imunização no PAM Salgadinho, que é o maior polo de média complexidade da América Latina. E, a partir daí, nossas unidades de síndrome gripais, hospitais, incluindo o Universitário. Vamos priorizar, também, os idosos que estão acolhidos em instituições, porque essa é a população que tem maior risco de contrair Covid”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro.

Primeira etapa

A vacinação acontecerá conforme agendamento feito pela Gerência de Imunização junto às instituições. Serão 6 equipes volantes voltadas para imunizar os servidores das unidades de saúde, enquanto as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) ficarão responsáveis pela vacinação dos idosos das ILPIs.

O Plano Municipal de Vacinação prevê que, na sequência, serão vacinados os profissionais dos setores que não atuam diretamente contra a Covid das unidades de saúde e idosos acima dos 75 anos. Por enquanto, não serão distribuídos drive-thru e pontos fixos de vacinação. Estas estratégias serão adotadas a partir do momento em que for possível ampliar a vacinação para idosos com mais de 75 anos e outros profissionais de saúde, com o recebimento de mais doses.

Na solenidade de entrega das doses ao Município, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, apresentou o Plano Municipal de Imunização. “Esta é a efetivação do planejamento integrado para enfrentamento da Covid-19 por meio da vacinação da população, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS)”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP