MP deve apurar “estranha coincidência” em licitação de municípios do sertão

O Ministério Público do Estado de Alagoas transformou em Inquérito Civil denúncia de fraudes que envolve a prefeitura de Olho d’Água das Flores e outros 15 municípios da região da Bacia Leiteira – como já registrei aqui.

O inquérito apura denúncias de fraudes em licitação num processo que envolve o prefeito de Olho d’Água das Flores, Carlos André Paes Barreto dos Anjos (PL), conhecido como Nem de Humberto, presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos (CIGRES Região: Bacia Leiteira) e o pregoeiro Hugo Feitosa.

O processo foi aberto após denúncia da empresa Mega Mak, que teria sido impedida de participar da licitação a partir de manobras que envolveriam combinação de preços e adulteração da documentação.

A denúncia, que chegou a ser apresentada em Olho d’Água das Flores, só foi aceita na 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, um dos municípios que integram o Cigres.

O que pesa na denúncia, principalmente, é a suspeita de que a empresa Opas Aterro Sanitário, que já operava no Cigres através de dispensa de licitação anteriormente ao processo licitatório, tenha sido beneficiada dura o pregão presencial 017/2017.

O inquérito, no entanto, deve sofrer uma ‘reviravolta’ nos próximos dias em função de uma “estranha coincidência”.

Uma fonte que pediu para preservar sua identidade está encaminhando ao MP/AL fatos que comprovariam relação de amizade entre o presidente do Cigres e José Fernandes dos Santos Junior, proprietário da empresa que venceu a licitação.

No dia 25 de março de 2014, Carlos André foi nomeado para assumir a presidência do Iteral. Duas semanas depois, José Fernandes dos Santos Junior foi nomeado, no dia 9 de abril, para a chefia de gabinete do mesmo órgão.

“O dono da empresa que presta serviço ao consórcio foi chefe de gabinete do prefeito quando ocupou o cargo de Diretor presidente do Iteral”, diz a fonte que encaminhou ao blog os mesmos documentos que estão sendo enviados ao MP/AL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP