Operação cumpre mandados contra advogados suspeitos de esquema em transferências de presos
A operação “Bate e Volta”, deflagrada pela Delegacia de Investigações e Capturas (Deic), na manhã desta quarta-feira (03), cumpriu mandados contra advogados criminais de Alagoas. Três advogados foram presos e um outro permanece foragido, segundo a polícia.
Os detidos foram levados para a sede da Deic, onde estão sendo interrogados e ficarão à disposição da Justiça.
De acordo com informações obtidas, os advogados são suspeitos de participar de um esquema de transferências de presos entre as unidades do estado.
Segundo a Polícia Civil, a operação foi destinada a coibir possível prática de crimes de extorsão, tráfico de influência e associação criminosa, que atuava para obter prováveis decisões favoráveis a transferência de presos de um presídio para outros.
A investigação foi coordenada pelos delegados Gustavo Henrique, Cayo Rodrigues e José Carlos e teve como objetivo cumprir mandados de prisão temporária expedidos pela 10ª Vara Criminal da Capital. O trabalho investigativo foi iniciado a partir de provocação da 16ª Vara Criminal da Capital.
Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, informou que ainda não tem detalhes da operação. Confira a nota na íntegra:
“A OAB/AL informa que ainda não possui detalhes acerca da operação da Polícia Civil realizada nesta quarta-feira (03), que culminou na prisão de advogados. Nada obstante, a Ordem destaca que a Diretoria de Prerrogativas está acompanhando todos os desdobramentos para garantir que os profissionais tenham suas prerrogativas respeitadas, bem como que lhe seja assegurado o amplo direito de defesa.”