Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Foz do Amazonas

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Foz do Amazonas
Hidrocarbonetos, extraídos principalmente do petróleo e do gás natural, são matérias-primas essenciais para a produção de combustíveis - Foto: Reprodução
A Petrobras anunciou nessa sexta-feira (14) a identificação de hidrocarbonetos em um poço exploratório em perfuração no bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas do Amapá, na bacia sedimentar da Foz do Amazonas, na margem equatorial brasileira.

Os hidrocarbonetos, extraídos principalmente do petróleo e do gás natural, são matérias-primas essenciais para a produção de combustíveis, plásticos e borrachas.

O poço Morpho (1-BRSA-1405-APS) está situado a cerca de 175 km da costa do Amapá, em uma lâmina d'água de 2.886 metros.

“Nosso otimismo em relação à margem equatorial brasileira se confirma hoje [sexta-feira]. Essa primeira descoberta na costa do Amapá é resultado da dedicação e da competência da Petrobras, que está comprometida com a recomposição das reservas de petróleo e com a segurança energética do país”, afirmou a presidente da companhia, Magda Chambriard.

Segundo a Petrobras, a presença de hidrocarbonetos foi confirmada a partir de perfis elétricos e indícios em rocha.

“As operações de perfuração permanecem em curso, visando à continuidade da avaliação exploratória, de forma segura e com respeito ao meio ambiente e às pessoas”, informou a estatal.

A atuação da Petrobras no bloco FZA-M-59 está em consonância com a estratégia da empresa de recompor as reservas de petróleo e gás, por meio da exploração em áreas de fronteira, visando atender à demanda nacional de energia durante a transição energética justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Litoral Sul News
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram