Ponte que ligará AL a SE irá beneficiar 80 mil pessoas, diz MT

O Ministério dos Transportes estima que a nova ponte que ligará Alagoas a Sergipe beneficie cerca de 80 pessoas que vivem na Região do Baixo São Francisco. A assinatura da Ordem de Serviço foi feita neste sábado (13).

A ponte será implantada entre as cidades de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, na rodovia BR-349/AL/SE. O investimento, segundo o governo federal, é de R$ 203 milhões, que serão usados também em acessos, calçadas e ciclovias.

A estimativa é que o tempo de travessia, que atualmente dura 15 minutos quando feita com balsa, dure apena 2 minutos após a instalação da ponte, levando em consideração uma velocidade de 60 km/h.

A ponte vai ter mais de 1 km de extensão e os acessos se somarão em 12,25 quilômetros. A estrutura terá ainda 21 metros de largura.

Veja outras características da porte:

– Vão central com 300 metros para viabilizar a navegação;
– Cerca de 80 mil moradores serão beneficiados com o empreendimento;
– A empresa escolhida para realizar o empreendimento vai finalizar o projeto executivo da ponte e depois iniciar as obras.

Além do ministro dos Transportes, participaram do evento de assinatura da ordem de serviço os governadores de Alagoas, Paulo Dantas; e de Sergipe, Fábio Mitidieri; os prefeitos de Neópolis, Célio de Zequinha; e de Penedo, Ronaldo Lopes; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo; entre outras autoridades e lideranças políticas.

Ganhos socioeconômicos

Penedo, com 58.650 habitantes, e Neópolis, com 16.426 moradores, estão entre as cidades do trecho chamado de Baixo São Francisco, que corta os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. Considerado um rio de integração nacional, o São Francisco é um dos principais vetores de desenvolvimento, principalmente do Nordeste do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP