Prefeitura de Coruripe lança Pacto pela Educação e se prepara para a retomada das aulas nas escolas da rede municipal

Prefeitura de Coruripe lança Pacto pela Educação e se prepara para a retomada das aulas nas escolas da rede municipal

 

Os alunos retornarão de forma híbrida no próximo dia 27 de setembro, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde pública

Após um trabalho intenso de planejamento, a Prefeitura de Coruripe se prepara para o retorno das aulas presenciais na próxima segunda-feira (27). A partir de agora, gestores, servidores, professores, pais e alunos se unem para fazer um grande Pacto pela Educação, retornando de forma segura, com o objetivo de recuperar a aprendizagem penalizada diante das dificuldades ao longo destes quase dois anos da pandemia da Covid-19.

As aulas iniciarão no modelo híbrido, onde as turmas serão divididas em duas e alternarão entre as atividades em sala de aula em uma semana, e na outra os alunos farão atividades impressas fornecidas pela escola em casa, invertendo na outra semana.

Para garantir a segurança de todos, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um documento – Diretrizes de Saúde e Segurança na Retomada das Aulas Presenciais -, junto com a Comissão de Volta às Aulas, formado pela Semed, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e Secretarias de Educação e Saúde. O documento tem como base a portaria do Governo do Estado que define os protocolos sanitários de retomada.

As escolas por sua vez adaptaram essas diretrizes em um plano individual baseado nas particularidades de cada unidade escolar e de suas respectivas localidades.

“Temos 20 escolas municipais em Coruripe e cada uma delas têm suas particularidades, umas são grandes outras bem menores e tudo isso foi importante pontuar na hora de elaborar o plano de retomada. Entretanto, todas seguirão as diretrizes pautadas no plano municipal para que possamos ter um retorno seguro e tranquilo para os nossos alunos”, ressaltou Fabiana Rocha, gerente Administrativa e Pedagógica da Secretaria de Educação.

As escolas estão devidamente sinalizadas com avisos importantes sobre o uso obrigatório de máscaras e demarcações sobre o distanciamento obrigatório de um metro entre os alunos.  Será realizada a aferição da temperatura na entrada e saída dos alunos, tapetes sanitizantes foram instalados nas entradas e dispenser de álcool 70% em todas as repartições.

Os espaços serão higienizados constantemente, antes e depois de receber os alunos, as superfícies, brinquedos e equipamentos com os quais eles tiverem contato também serão desinfetados e os banheiros serão higienizados durante todo o turno escolar. A cozinha terá atenção especial na higienização para que os alimentos sejam preparados e servidos de forma segura.

Além da preparação dos espaços físicos, é importante frisar que todos os profissionais foram vacinados e capacitados para retomar as aulas com segurança. A Semed vem realizando uma série de formações com gestores, coordenadores pedagógicos, professores, merendeiras, motoristas e todos os outros profissionais envolvidos nessa retomada sobre os protocolos de segurança.

O secretário de Educação, Djalma Barros, ressaltou que é o momento de unir todos os esforços para esta retomada e recuperação da aprendizagem neste pós-pandemia.

“Estamos todos unidos em um grande Pacto pela Educação, e vamos contar com todos os profissionais da educação, pais, alunos e o prefeito Marcelo Beltrão para retomar as aulas e recuperar a aprendizagem dos nossos alunos. Estamos com um cronograma intenso de capacitações, formações, ações em parceria com outras secretarias para que o nosso retorno seja da melhor forma possível. Além dos protocolos de segurança, estamos fortalecendo também a qualidade do ensino, buscando desde o início, conciliar essas ferramentas em benefício dos alunos”, frisou o secretário.

Secom Coruripe
Izabelle Targino MTE 1314/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP