Segue vacinação contra a Influenza (H1N1) que começou dia 05 em Coruripe

A primeira etapa irá contemplar crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde e será realizada nas Unidades de Saúde. Dia D para trabalhadores de saúde acontecerá no dia 12 de maio

Texto: Salmon Lucas

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, nesta quarta-feira (05), a vacinação contra a Influenza (H1N1). A vacinação será dividida em três etapas e a primeira acontece entre os dias 5 e 26 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Para este primeiro grupo prioritário, a vacinação em Coruripe inicia a partir desta quarta-feira e será realizada nas Unidades de Saúde, de acordo com programação estabelecida por cada uma delas. Então as gestantes, crianças de 6 meses a menos de 6 anos, puérperas serão convocadas pelos Agentes Comunitários de Saúde que irão chamar, nominalmente, as pessoas.

Já a imunização dos trabalhadores da saúde, além da vacinação nas Unidades de Saúde, será realizado um Dia D de vacinação contra a Influenza na próxima quarta-feira, dia 12 de Maio, nas Quadras de Esporte Central da Pindorama e Quadra de Esportes Moacir Beltrão (em frente à Escola Cláudio Daniel), das 9h às 14h.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Gilvana Xavier, faz um alerta para a importância da vacinação contra a H1N1. “É muito importante que as pessoas que fazem parte deste primeiro grupo prioritário procurem as suas unidades de saúde. A adesão da campanha pelos coruripenses continua sendo indispensável para evitar complicações, internações e a mortalidade provocadas por infecções pelo vírus da influenza. Principalmente, neste contexto de pandemia, em que devemos fazer de tudo para evitar a sobrecarga aos sistemas de saúde e oferecer proteção aos grupos de risco”, ressaltou.

banner site_H1N1Para se vacinar, o grupo da primeira fase deve apresentar a caderneta de vacinação (mãe e criança),  documento de identificação com foto ou cartão do SUS. Já os trabalhadores da saúde também devem estar munidos da documentação que comprove o local de trabalho.

A segunda etapa da vacinação acontece entre os dias 27 de maio e 17 de junho e será destinada aos idosos a partir de 60 anos e professores. E a terceira etapa, entre os dias 18 de junho e 09 de julho, será voltada para as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte, força de segurança, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para a segunda e terceira etapa, a SMS ainda irá elaborar as estratégias de vacinação.

Caso as pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra influenza, sejam também do grupo prioritário da vacinação da Covid-19 e ainda não tenham tomado a primeira dose, a prioridade será a para a imunização contra a Covid e agendada posteriormente a vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Para a primeira fase, a estimativa é de que sejam 6.852 doses da vacina aplicadas em Coruripe, sendo 5.182 para as crianças de 6 meses a 6 anos, 700 para a gestantes, 115 para puérperas, 855 para trabalhadores da saúde. A meta é imunizar, no mínimo, 90% de cada público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP