ALAGOAS É DESTAQUE NACIONAL POR AÇÕES DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR
Jonathan Lins
Ana Paula Lins
Alagoas foi destaque na mídia nacional pelas suas ações de combate à evasão escolar na rede estadual de ensino. Em reportagem publicada nesta quinta-feira (23) no portal UOL, o estado aparece como uma das cinco unidades da federação com iniciativas de apoio financeiro para impedir o abandono estudantil. Confira o texto, na íntegra, neste link.
A reportagem da jornalista Ana Paula Bimbati expõe as estratégias dos estados para conter o avanço da evasão escolar em meio à pandemia. Alagoas aparece com o programa Cartão Escola 10, em que estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino podem receber uma premiação de até R$ 2.600 se tiverem voltado às aulas presenciais com frequência escolar de mais de 80% e concluírem o ensino médio em 2021.
“O Cartão Escola 10 foi destacado como uma das iniciativas mais criativas de combate à evasão escolar. Nós vamos aplicar R$ 165 milhões neste primeiro ano para fortalecer a presença dos estudantes na escola e também ajudá-los. Além disso, triplicamos os recursos da merenda escolar”, comenta o governador Renan Filho.
O governador Renan Filho e o secretário de Educação, Rafael Brito, alinham programas para aprimorar o ensino na rede estadual
Na quinta-feira (22), o governador e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, anunciaram o cronograma de pagamento do benefício para os alunos do ensino médio da rede estadual. Serão dois calendários distintos: um que começa no próximo dia 27 para aqueles que já possuem a poupança social digital da Caixa Econômica Federal e outro, que inicia em 27 de janeiro, para os que ainda não possuem conta e que irão abri-la com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ao todo, 116 mil alunos serão contemplados com o pagamento do benefício relativo ao ano letivo 2021.
“Este é o maior programa de repasses de recursos da educação no Brasil que, graças ao empenho do governador Renan Filho, estamos colocando em prática ainda esse ano. Receber esse destaque nacionalmente é mérito de todos as pessoas que fazem a rede pública estadual de Alagoas, professores, servidores, pais e alunos que, juntos, estão empenhados em transformar a realidade dos nossos estudantes”, frisou o secretário Rafael Brito.